Marcos Braz revela bastidores para escolha do número de camisa de Léo Ortiz no Flamengo

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Léo Ortiz chegou ao Flamengo, um movimento que agitou as estruturas do clube e da torcida. Apresentado oficialmente como o novo zagueiro do time, Ortiz assinou contrato com o Rubro-Negro até o final de 2028, conforme anunciado pelo clube. O Flamengo planejou a apresentação do jogador na próxima sexta-feira (8), às 14h, no CT Ninho do Urubu, um momento muito esperado pelos torcedores e pela imprensa, que foram convidados a participar sem necessidade de credenciamento prévio​​.

A escolha do número para Ortiz no Flamengo reflete a tradição e a importância atribuída aos números nos uniformes dos jogadores. “A gente sempre trata com muito cuidado isso aqui dentro. Acho que quando o Rafinha estava vindo, ele sempre jogou com a 13 no Bayern de Munique . Aqui tinha um jogador com a 13. Ele disse que queria, eu falei que não tinha chance, a não ser que ele ligasse e o atleta liberasse. A gente sempre trata com cuidado, porque a preferência é de quem estava aqui dentro. Quando o Rodrigo Caio saiu, a 3 ficou liberada. Nenhum jogador falou absolutamente nada, eu também não ofereci. Deixei solto. Ele foi contratado, pediu a 3 e assim foi feito. Deu sorte, senão não seria dele.” afirmou Marcos Braz, destacando o procedimento interno para a seleção dos números.

Ortiz assumiu a camisa número 3, antes usada por Rodrigo Caio, um jogador que também deixou sua marca no clube. A passagem de número foi simbólica, destacando a transferência de responsabilidade e expectativa para Ortiz. O defensor expressou sua gratidão e entusiasmo com a oportunidade: “Responsabilidade grande. Não só com a 3, com vários jogadores com muita qualidade e que alcançaram um nível grande, um objetivo meu. Régua que o Flamengo coloca.”​.

Vindo do Red Bull Bragantino, com o Flamengo pagando cerca de 7 milhões de euros, mais bonificações que podem chegar a 1 milhão de euros, Léo Ortiz chega ao clube carioca com altas expectativas. A transferência não foi apenas um negócio para o clube, mas também uma declaração de suas ambições para as temporadas futuras​​​​.

A responsabilidade de Ortiz vai além do campo. Históricamente, a camisa número 3 do Flamengo foi vestida por ícones como Juan, Aldair e Ronaldo Angelim, estabelecendo um padrão de excelência e compromisso. Ortiz está ciente do peso histórico dessa camisa e expressou admiração por seus antecessores: “Rodrigo é o mais recente com essa camisa, admiro, muita qualidade e foi muito importante para a história do Flamengo.” Sua expectativa é seguir os passos de grandes jogadores e contribuir com sua própria marca ao legado do clube​​.

A estreia de Ortiz com a camisa do Flamengo pode ocorrer rapidamente, com indicações de que ele já estará disponível para jogar já no próximo jogo do Campeonato Carioca contra o Fluminense. Isso sublinha não apenas a rapidez com que ele foi integrado à equipe, mas também a confiança do clube em sua capacidade de se adaptar e contribuir imediatamente​​.

Quando vai ser o próximo jogo do Flamengo?

O Flamengo enfrentará o Fluminense no próximo sábado (09), pela semifinal do Campeonato Carioca. A partida ocorrerá no Maracanã, no Rio de Janeiro, com início às 21h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Band (TV aberta), Band Sports (TV fechada), Canal Goat (Youtube).

Confira abaixo a agenda do Flamengo:

02/03 – Flamengo 3 x 0 Madureira
09/03 – Fluminense x Flamengo
17/03 – Flamengo x Fluminense