Flamengo, Fluminense e Palmeiras se unem e fazem pedido para à Fifa

A próxima edição do Mundial de Clubes pode ter uma mudança significativa na distribuição das equipes cabeças de chave. Fluminense, Flamengo e Palmeiras, três dos principais clubes brasileiros, uniram forças e solicitaram à Fifa para serem considerados cabeças de chave no torneio de 2025. Esta proposta foi formalizada através de um ofício enviado via Conmebol para a entidade máxima do futebol mundial.

As discussões sobre o novo formato do Mundial de Clubes já estão em andamento, com reuniões entre a Fifa, os clubes já classificados e a Conmebol. Em uma dessas reuniões, cada representante foi convidado a enviar sugestões e propostas para o torneio, e a ideia de ter os sul-americanos como cabeças de chave foi apresentada pelo Fluminense, recebendo apoio imediato de Flamengo e Palmeiras.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, entregaram pessoalmente o ofício ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. De acordo com informações apuradas, a sugestão incluiria a divisão dos potes de forma a contemplar os clubes brasileiros como cabeças de chave no sorteio dos grupos do torneio.

Taça do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Este pedido surge em meio aos planos da Fifa de expandir o Mundial de Clubes, anunciados em 2019. Inicialmente programada para começar em 2021 com 24 clubes participantes, a pandemia da Covid-19 adiou essa iniciativa, mantendo apenas os campeões continentais nos anos seguintes. A proposta original previa a presença de 12 clubes europeus, seis sul-americanos e vagas para os demais continentes. Uma reunião da Fifa em maio discutirá esses temas, onde a proposta dos clubes brasileiros pode ser avaliada.

Quando será o próximo jogo do Flamengo?

Devido à participação do Flamengo na fase de grupos da Conmebol Libertadores, sua agenda passou por ajustes. A estreia da equipe na competição continental, agendada para o dia 2 de abril, uma terça-feira, contra o Millonarios, levou à antecipação da final de ida do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu. Assim, o Flamengo enfrentará o Nova Iguaçu no dia 30 de março, no primeiro confronto da final do Campeonato Carioca. O jogo ocorrerá no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo a agenda do Flamengo no Campeonato Carioca: