Expulsão do Atlético-GO foi correta? Veja o que diz a regra

Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Marcelo Theobald)

O confronto entre Atlético-GO e Flamengo foi marcado não apenas pela disputa em campo, mas também pelas decisões arbitrais que inflamaram os ânimos de torcedores e comentaristas. Um dos momentos mais decisivos do jogo ocorreu aos 47 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Alix Vinicius do Atlético-GO cometeu falta em Pedro, atacante do Flamengo. A infração aconteceu num momento crítico, impedindo um avanço promissor rumo ao gol adversário, o que resultou na expulsão direta de Vinicius.

Paulo César de Oliveira, ex-árbitro e atual comentarista da Globo, reforçou a decisão do juiz André Luiz Policarpo Bento, classificando a jogada como uma clara oportunidade de gol. De acordo com Oliveira, o árbitro acertou plenamente ao mostrar o cartão vermelho ao defensor do Atlético-GO. Essa análise baseou-se em quatro critérios essenciais utilizados na arbitragem para esse tipo de decisão: distância, direção, domínio e posição do adversário.

A distância entre o jogador com a bola e o gol é o primeiro fator a ser considerado. Neste caso, Pedro estava significativamente próximo do gol, criando uma situação altamente favorável para o Flamengo que foi abruptamente interrompida pela falta. A direção do movimento também é crucial, e Pedro estava claramente se dirigindo para o gol, o que justifica ainda mais a expulsão.

Outro ponto importante é o domínio da bola. Pedro controlava completamente a bola no momento da falta, indicando que qualquer tentativa de parar o jogador sem cometer infração seria improvável. A posição de Alix Vinicius também contribuiu para a decisão do árbitro, uma vez que ele estava mal posicionado para realizar um desarme limpo, optando pela falta como último recurso.

Interessantemente, o Árbitro de Vídeo (VAR) não foi acionado neste lance, diferentemente de uma outra situação no jogo que levou à marcação de um pênalti a favor do Flamengo após revisão pelo VAR. Essa decisão destaca a clareza da situação envolvendo Alix Vinicius e Pedro, que não deixou margem para dúvidas ao árbitro de campo.

A partida foi repleta de momentos tensos e decisões arbitrais cruciais, mas a expulsão de Alix Vinicius se destaca como um exemplo claro de aplicação correta das regras do futebol, fundamentadas em uma análise técnica detalhada que garante a justiça no esporte.