Atlético-GO x Flamengo: equipe goiana emite nota oficial

Bruno Henrique em ação pelo Flamengo contra o Atlético-GO pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 (Foto: Reprodução/Flamengo)

Na noite do último domingo (14 de abril), o Atlético-GO fez duras críticas à atuação do árbitro André Luiz Policarpo Bento após a derrota por 2 a 1 para o Flamengo. O confronto, que aconteceu no estádio Serra Dourada, marcou a rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Em um comunicado oficial, o clube goiano destacou o que considerou “erros grosseiros” por parte da arbitragem, que teriam comprometido a “integridade esportiva” do duelo.

O documento ressaltou a confiança do Atlético-GO nas autoridades esportivas, apesar das adversidades, e reforçou o compromisso do clube em continuar lutando dentro das quatro linhas. A nota também pontuou o sentimento de injustiça percebido pelos jogadores e comissão técnica, que se viram prejudicados pelas decisões tomadas em campo.

O primeiro grande momento de controvérsia ocorreu logo no início da partida, quando o técnico Jair Ventura foi expulso por reclamações. Esta decisão inicial já começou a instaurar um clima tenso no jogo, que foi sentido até mesmo por Tite, técnico do Flamengo, que expressou descontentamento com a situação.

A tensão escalou ao fim do primeiro tempo, quando Alix Vinícius cometeu uma falta em Pedro. O resultado dessa jogada foi um cartão vermelho para o jogador do Atlético-GO, deixando a equipe com um homem a menos. De La Cruz aproveitou a situação e, na cobrança, marcou um belo gol, colocando o Flamengo à frente.

O ápice do drama ocorreu nos momentos finais da partida, aos 52 minutos do segundo tempo, quando Maguinho foi acusado de acertar uma cotovelada no rosto de Bruno Henrique durante um lance aéreo. Após consulta ao VAR, o árbitro decidiu por assinalar pênalti e expulsar Maguinho. Pedro, do Flamengo, foi responsável pela cobrança e não desperdiçou, selando a vitória para o time carioca.

Nota oficial emitida pelo Atlético-GO:

O Atlético Clube Goianiense, diante dos erros flagrantes ocorridos durante o jogo contra o Flamengo, vem por meio desta nota expressar seu mais veemente repúdio aos erros grosseiros de arbitragem que prejudicaram a integridade esportiva da partida.

É inaceitável que equívocos tão evidentes comprometam o resultado de uma competição tão importante como o Campeonato Brasileiro. O Atlético Goianiense reafirma seu compromisso com a ética e a justiça desportiva, e não poupará esforços para que situações como estas não se repitam maculando a integridade não só dos jogos do Atlético, mas do nosso futebol.

Ressaltamos que nosso clube continuará lutando dentro das quatro linhas, com fair play e respeito às regras do jogo. Confiamos nas instituições responsáveis por zelar pela lisura do esporte e esperamos que medidas adequadas sejam tomadas para evitar que tais equívocos voltem a acontecer.

Reiteramos nosso respeito pela arbitragem e por todas as equipes adversárias, e reafirmamos nosso compromisso com a busca constante pela excelência e pela lisura desportiva.