Agência de Dopagem toma decisão importante no ultimo dia sobre recurso de Gabigol

Gabigol comemora gol marcado pelo Flamengo contra o Fluminense no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Gabigol, enfrenta uma situação desafiadora após ser suspenso por dois anos por suposta fraude durante um teste antidoping. A decisão, tomada pela Justiça Desportiva Antidopagem do Brasil, foi apertadamente decidida por um placar de 5 a 4, refletindo a controvérsia e complexidade do caso. Gabigol foi acusado de obstruir o processo de teste antidoping em abril de 2023, especificamente no Centro de Treinamento do Flamengo, o que culminou em sua suspensão até abril de 2025​.

O incidente em questão ocorreu um dia antes da final do Campeonato Carioca de 2023, quando Gabigol teria se comportado de maneira irregular durante o procedimento de teste, chegando atrasado e não seguindo as instruções dos oficiais encarregados da coleta de amostras. Embora o resultado do teste tenha sido negativo, a justiça desportiva considerou o comportamento do jogador como uma tentativa de fraude, o que levou à sua punição​​.

A defesa de Gabigol agiu prontamente, recorrendo à Corte Arbitral do Esporte (CAS) na Suíça para tentar reverter a decisão. Argumentam que a suspensão é desproporcional e destacam o histórico de testes negativos de Gabigol ao longo de sua carreira como evidência de seu compromisso com o fair play no esporte. A defesa também pagou as custas judiciais que caberiam à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para evitar mais atrasos no processo, refletindo a urgência e a seriedade com que estão tratando o caso​, porém a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esperou até o último dia possível para nomear o árbitro que irá representá-la no julgamento do recurso da suspensão do atacante Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Enquanto o recurso não é julgado, Gabigol mantém sua forma física em casa, pois está proibido de frequentar as instalações do Flamengo durante a suspensão. A decisão do CAS sobre o pedido de efeito suspensivo é ansiosamente aguardada, pois poderá permitir que ele retorne ao futebol enquanto o processo está em andamento. Essa decisão é crucial, pois influenciará não apenas a carreira imediata de Gabigol, mas também sua reputação a longo prazo​​.

Além das implicações pessoais para Gabigol, este caso tem repercussões mais amplas para o mundo do futebol, destacando a importância dos procedimentos antidoping e as consequências legais que podem advir de qualquer irregularidade. Casos como o de Gabigol servem como lembrete crucial para todos os atletas sobre a seriedade dos regulamentos antidoping e a vigilância constante necessária para garantir a integridade dos esportes​​.

Quando vai ser o próximo jogo do Flamengo?

O Flamengo enfrentará o São Paulo na próxima quarta-feira (17), pelo Campeonato Brasileiro. A partida ocorrerá no Maracanã, Rio de Janeiro, com início às 21:30h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e do Premiere(TV fechada).

Confira abaixo a agenda do Flamengo:

01/04 – Millonarios 1 x 1 Flamengo – Libertadores
07/04 – Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu – Final do Campeonato Carioca
10/04 – Flamengo 2 x 0 Palestino – Libertadores
14/04 – Atlético-GO 1 x 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro
17/04 – Flamengo x São Paulo – Campeonato Brasileiro
20/04 – Palmeiras x Flamengo – Campeonato Brasileiro
24/04 – Bolívar x Flamengo – Libertadores
27/04 – Flamengo x Botafogo – Campeonato Brasileiro