Ex-Flamengo e Seleção Brasileira anuncia retorno aos gramados

Taça do Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Romário, ícone do futebol brasileiro, surpreendeu o mundo esportivo ao anunciar seu retorno aos gramados, desta vez para jogar na segunda divisão do Campeonato Carioca pelo América-RJ. O ex-atacante e atual senador foi recentemente inscrito no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) e deve entrar em campo na competição que inicia em 18 de maio.

Além de retornar como jogador, Romário acumula as funções de presidente do clube, cargo para o qual foi eleito até o fim de 2026. Essa dupla função destaca seu profundo envolvimento com o time e demonstra sua dedicação em levar o clube adiante, tanto dentro quanto fora das quatro linhas​.

Romário pede silêncio aos rivais após marcar um gol com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)

De acordo com as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todos os jogadores profissionais devem receber um salário. Neste sentido, Romário será remunerado pelo América-RJ, mas ele planeja devolver o valor recebido ao clube como uma doação, reafirmando seu compromisso não apenas com a equipe, mas também com a sustentabilidade financeira do clube​.

Ainda não está definido como Romário será utilizado pelo técnico Marcus Alexandre na competição. As discussões sobre sua participação em campo estão previstas para ocorrer em breve, o que gerou expectativa entre os torcedores sobre como um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro será aproveitado nesta nova fase de sua carreira​.

A competição será disputada em um formato de turno único de pontos corridos, com os quatro melhores times avançando para o mata-mata. O campeão dessa fase será promovido à primeira divisão do Cariocão de 2025, adicionando uma camada extra de tensão e competição ao torneio​​.

Este retorno não é apenas uma questão de participação; é também um reforço do legado de Romário no futebol brasileiro. Seu envolvimento como jogador-presidente do América-RJ poderá inspirar uma nova geração de atletas e gestores no esporte. A expectativa é que sua presença traga mais visibilidade para a segunda divisão e, possivelmente, impulsione o desempenho do time​.