Tite justifica ausência de Arrascaeta em Flamengo x São Paulo

Arrascaeta em jogo do Flamengo contra o Vasco no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Na noite da última quarta-feira (17), o Flamengo enfrentou o São Paulo no Maracanã, saindo vitorioso por 2 a 1. Esse resultado não apenas proporcionou os três pontos para o Rubro-Negro, mas também o alçou à liderança do Campeonato Brasileiro. Tal posição não era alcançada pelo clube desde a última rodada do torneio em 2020, quando o Flamengo sagrou-se campeão.

Um dos pontos mais discutidos após o confronto foi a ausência de Giorgian De Arrascaeta no time titular. O meio-campista uruguaio, peça-chave do esquema de Tite, foi poupado por precaução física, dada a sequência pesada de jogos enfrentada pela equipe, especialmente após compromissos em Goiás, onde o clima e as condições de jogo impuseram grandes desafios ao elenco.

Tite, em entrevista, expressou a dificuldade da decisão de poupar Arrascaeta. Segundo o técnico, a intensidade e a frequência dos jogos recentes poderiam comprometer a condição física do jogador, levando a um risco maior de lesão. A decisão, embora difícil, visava preservar a integridade física do atleta, garantindo sua disponibilidade para os próximos desafios.

— O Flamengo jogou 10 jogos lá em Goiás, ele tinha perdido cinco, empatado três e vencido dois. É muito difícil jogar. Pela qualidade do adversário, pelo clima, pelo horário. Você não consegue impor o ritmo mais forte. Às vezes o clima tem interferência. Hoje tivemos que tirar o Arrascaeta. Tu acha que eu quero tirar o Arrascaeta? Eu fico aqui com… “Ah, tirou o 10 do time”, justificou Tite antes de complementar:

Eu fico aqui exposto por tirar. Mas não dá. Vou estourar o cara nessa sequência de jogos? Agora é fácil. Mas e antes para tirar o 10? Então por isso que passo essa mensagem para todos os atletas. Daqui a pouco vai ter a necessidade, é inevitável a necessidade. Inevitável a troca de todos os setores, ou numa entrada, como aconteceu, finalizou o treinador.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Palmeiras, no domingo (21), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque. Este jogo é especialmente crucial, pois o Palmeiras também é um forte candidato ao título, e um bom resultado pode consolidar ainda mais a posição de liderança do Flamengo no campeonato.