Brasileiro é punido por mandar mensagem para as vítimas da tragédia no RS

Foto: Henrique Lessa
Banner Stake

Raphinha exibiu mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul após marcar um gol contra a Real Sociedade nesta segunda-feira (13)

Raphinha, atacante do Barcelona, recebeu uma advertência do Comitê de Disciplina da Federação Espanhola por ter exibido uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul. Durante a partida, o jogador brasileiro marcou um gol e, ao celebrar, tirou a camisa para mostrar a frase “Pray for RS” (ore pelo RS).

Durante a vitória do Real Madrid sobre o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões, Rodrygo fez declaração semelhante, mas não após o gol.

O árbitro Cuadra Fernández mostrou o cartão amarelo ao número 11 e registrou o incidente na súmula de acordo com as normas estabelecidas. A multa de 601 euros (R$ 3,3 mil) foi imposta pela Federação Espanhola a Raphinha, enquanto o Barcelona também terá que pagar 350 euros (R$ 1,9 mil) por conta do ocorrido.

Raphinha faz homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ao comemorar gol pelo Barcelona — Foto: Alejandro García/EFE

O que diz o Código Disciplinar?

Porto-alegrense de origem e criado na Restinga, área periférica da capital gaúcha, o jogador foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol e recebeu a multa mínima estipulada para a infração cometida.

– O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave, com multa até 3.000 euros e repreensão, sendo esta registada pelo árbitro no relatório de arbitragem – prevê o artigo.

O estado do Rio Grande do Sul declarou estado de calamidade pública em várias cidades devido às intensas chuvas que atingem a região desde o final de abril. Segundo informações da Defesa Civil, mais de 2,1 milhões de pessoas em 446 municípios gaúchos foram afetadas pelos temporais.