Agora no Flamengo, Guilhermo Varela quebra o silêncio sobre polêmica no Dínamo

Erick Pulgar, Arrascaeta e Guilhermo Varela em treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo anunciou a contratação de Guilhermo Varela há pouco mais de uma semana. O uruguaio foi contratado por empréstimo após acionar o dispositivo da Fifa e ficar livre no mercado.

A atitude do jogador incomodou o Dínamo de Moscou, que fez pública sua indignação com a ida do lateral ao Flamengo e chegou a ameaçar a atrapalhar a venda do atleta ao Brasil. O defensor falou sobre a situação com o clube russo, expressando respeito ao seu antigo time e comentando sobre a torcida.

— A passagem pela Rússia foi incrível, tenho boas lembranças e nada disso vai manchar, sempre me trataram bem e o respeito sempre foi mútuo com as pessoas do clube e com os torcedores muito mais. Hoje, entendo que os torcedores estão com raiva porque só ouviram a outra versão, mas eu não escapei, avisei que ia deixar o clube.

O jogador declarou que a possibilidade de jogar no Flamengo é quase irrecusável, mas antes mesmo de receber a proposta do Mais Querido, ele já pensava em deixar o futebol russo.

 Quando você recebe uma oferta do Flamengo, é muito difícil dizer não. Além disso, a Fifa concedeu o direito de deixar a Rússia para estrangeiros, e eu já estava considerando essa opção antes que essa proposta do Flamengo chegasse até mim.

O Dínamo de Moscou avalia multar Varela em 30% do que ele ainda tem a receber dos russos. O argumento do clube é de que o jogador teria faltado a treinos antes de se desvincular da equipe. Em relação a este tema, o jogador revelou que informou sobre sua saída antes da data indicada pela equipe europeia.

— Meu último dia no clube não foi antes do jogo (contra o Torpedo) porque voltei no dia seguinte ao jogo, considerando executar meu direito de acordo com os novos regulamentos da Fifa. Eu não vou falar sobre isso porque eu tenho respeito. Posso imaginar que ver jogadores estrangeiros sair não é uma situação fácil, mas isso é um problema entre o Dínamo e a Fifa. Como profissional, tenho que proteger minha carreira e simplesmente agir de acordo com uma regra da Fifa.

Agora em solo brasileiro, Varela treina no Ninho do Urubu para poder estrear pelo Mais Querido em breve. Devido ao número de alterações possíveis na lista de inscrições para as quartas da Libertadores, o uruguaio não poderá atuar no confronto contra o Corinthians desta terça-feira (09).

O lateral tem chances de estrear pelo Flamengo no final de semana, quando recebe o Athletico no Maracanã pela rodada 22 do Brasileirão. Sendo assim, o atleta pode defender o Mais Querido pela primeira vez no domingo (14), às 16h (horário de Brasília).