Brasil x Espanha: CBF informa que utilizará uniforme especial para apoiar Vini Jr; vídeo

Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o jogador Vinícius Junior, a Seleção Brasileira se prepara para mais do que um simples amistoso contra a Espanha. Este confronto, marcado para terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, carrega uma mensagem que vai além da preparação para a Copa América.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma iniciativa poderosa para destacar a luta contra o racismo, inspirada pelos ataques racistas sofridos pelo atacante Vinícius Jr, do Real Madrid, em território espanhol. Os jogadores brasileiros entrarão em campo ostentando casacos que trazem a mensagem “Uma só pele, uma só identidade”, um gesto simbólico, mas potente, em solidariedade ao seu companheiro e a todos que sofrem com o preconceito racial no esporte e fora dele.

Além do casaco, a campanha “Uma Só Pele, Uma Só Identidade” se estenderá para outros elementos visuais associados à equipe durante o amistoso, como o ônibus da delegação e a flâmula do jogo, com a mensagem sendo reproduzida em três idiomas: português, inglês e espanhol. Esta abordagem visa maximizar o alcance da mensagem, tocando corações e mentes de torcedores ao redor do globo.

A decisão de marcar o amistoso surgiu como uma resposta direta aos incidentes de racismo enfrentados por Vinícius Jr, numa tentativa de utilizar o prestígio e a visibilidade do futebol para promover a mudança social. O amistoso foi organizado logo após mais um lamentável episódio de racismo na La Liga, destacando a necessidade urgente de combater essa chaga social.

Vinícius Jr, por sua vez, trouxe um relato comovente em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, evidenciando a dura realidade do racismo e seu impacto devastador no prazer de jogar futebol. Desde sua chegada à Espanha em 2018, o jogador tem enfrentado ataques racistas, que afetam profundamente seu ânimo e paixão pelo esporte. Sua emocionada declaração ressalta a importância de ações concretas e contínuas contra o racismo no futebol e na sociedade como um todo.

Este amistoso, portanto, transcende o aspecto esportivo, transformando-se em um manifesto contra o racismo. A iniciativa da CBF e a participação dos jogadores nessa campanha refletem um compromisso com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. O futebol, mais uma vez, mostra seu poder como vetor de mudanças sociais, unindo jogadores, torcedores e instituições em torno de uma causa nobre e urgente.

Confira o uniforme especial em apoio a Vinícius Jr