Especialista é sincero ao falar sobre a situação de Gabigol

Gabigol em jogo do Flamengo contra o Fortaleza pelo Brasileirão (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O atacante Gabigol, do Flamengo, enfrenta uma suspensão de dois anos por fraude na coleta de uma amostra para exame antidoping, ocorrida em abril de 2023. O julgamento e a consequente condenação foram anunciados na última segunda-feira (25). O clube está preparando um recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS) na Suíça, buscando reverter a decisão.

A condenação foi resultado de uma série de atitudes relatadas por oficiais da equipe antidoping, que afirmaram ter encontrado dificuldades durante o processo de coleta da amostra no Ninho do Urubu. Um erro específico apontado pelo Coordenador de Saúde do Comitê Paralímpico Brasileiro, Hésojy Gley, foi a falta de acesso ao fiscal durante a coleta, o que é considerado uma violação das regras antidoping.

O principal, na minha opinião, foi ele dificultar a origem da amostra, ou seja, não deixar que o oficial de coleta veja exatamente de onde está vindo a amostra. No caso da urina, é realmente necessário ver a genitália. Esse, para mim, foi talvez o principal motivo da punição — disse Hésojy Gley.

Com a suspensão, Gabigol não pode mais treinar nas dependências do clube e terá que realizar seus trabalhos em um local alternativo até que o Flamengo consiga um efeito suspensivo. O clube expressa confiança na reversão da punição, considerando-a exagerada.

Se a pena não for revertida, Gabigol só poderá voltar a jogar em abril de 2025, o que levanta discussões sobre seu futuro contratual com o Flamengo. Com o vínculo previsto para terminar em dezembro de 2024, há incerteza sobre a renovação ou extensão do contrato do jogador.

Quando será o próximo jogo do Flamengo?

Devido à participação do Flamengo na fase de grupos da Conmebol Libertadores, sua agenda passou por ajustes. A estreia da equipe na competição continental, agendada para o dia 2 de abril, uma terça-feira, contra o Millonarios, levou à antecipação da final de ida do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu. Assim, o Flamengo enfrentará o Nova Iguaçu no dia 30 de março, no primeiro confronto da final do Campeonato Carioca. O jogo ocorrerá no Maracanã, no Rio de Janeiro. Confira abaixo a agenda do Flamengo no Campeonato Carioca: