Ex-treinador do Flamengo receberá homenagem no Maracanã

Escudo do Flamengo no gramado do Maracanã (Foto: Reprodução)

Na próxima segunda-feira (01), às 11 horas (horário de Brasília), o lendário técnico e ex-jogador Joel Santana será homenageado na Calçada da Fama do Maracanã. Aos 75 anos, Joel receberá essa distinção por sua contribuição ao futebol carioca e brasileiro. A iniciativa é da SUDERJ (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), que reconhece a importância do treinador, campeão pelos quatro grandes times do Rio de Janeiro.

Renato de Paula, presidente da SUDERJ, ressaltou a relevância de Joel Santana no cenário esportivo, afirmando que o futebol brasileiro deve muito a ele. A inclusão de Joel na Calçada da Fama o coloca ao lado de grandes nomes do esporte, como Bellini, Marta, Nilton Santos e Sócrates.

Joel é um personagem importantíssimo do futebol carioca e brasileiro. Aliás, se nosso esporte tem a história que tem, deve boa parte a ele — disse Renato de Paula.

Joel Santana, Ronaldinho Gaúcho e Deivid durante treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

Joel Santana é conhecido por suas conquistas como treinador. Ele é o único técnico a ter vencido o Campeonato Carioca por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Com sete títulos, Joel é o segundo maior vencedor do torneio, atrás apenas de Flávio Costa, que possui nove conquistas.

Além de sua trajetória nos times cariocas, Joel Santana também deixou sua marca em outros clubes do futebol brasileiro, incluindo Internacional, Corinthians e Cruzeiro. Internacionalmente, ele comandou o Al-Hilal e o Al-Nasr, além de ter sido o técnico da seleção da África do Sul. A homenagem a Joel Santana na Calçada da Fama do Maracanã é um reconhecimento merecido por sua dedicação e sucesso no mundo do futebol.

A relevância de Joel Santana no futebol

Joel Santana é uma figura icônica no futebol brasileiro, conhecido por sua vasta experiência e carisma tanto dentro quanto fora de campo. Ao longo de sua carreira como técnico, Joel se destacou por comandar diversos clubes importantes do Brasil, incluindo Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense, além de ter experiências internacionais, notavelmente na África do Sul, onde treinou a seleção nacional. Seu estilo direto e sua habilidade em motivar os jogadores lhe renderam várias conquistas estaduais e nacionais, consolidando sua reputação como um dos treinadores mais respeitados e queridos do país. Joel Santana também se tornou conhecido pelo grande público por sua personalidade autêntica e momentos memoráveis em entrevistas, contribuindo para seu legado não apenas como técnico, mas como uma personalidade influente no esporte brasileiro.