Ford vai lançar concorrente para a Toyota SW4; veja fotos

Logo da Ford (Foto: Reprodução)

O Ford Everest, SUV que compartilha plataforma com a Ranger, está em fase de testes no Brasil, alimentando especulações sobre sua produção na Argentina, junto com a picape média. Antes mesmo do lançamento da nova geração da Ranger, rumores sobre a fabricação do Everest na região já circulavam. Agora, com uma unidade avistada em Salvador (BA), na versão Titanium e sem camuflagem, o projeto parece ganhar força.

A presença do SUV em testes na Bahia não é surpreendente, considerando que a Ford mantém um centro de desenvolvimento em Camaçari, dentro do SENAI Cimatec. Este centro desempenha um papel crucial no processo de desenvolvimento de modelos globais, inclusive na adaptação dos veículos para o mercado brasileiro.

ford-everest-2022

Desde 2021, a mídia argentina especula sobre a produção do Ford Everest na Argentina, visando aproveitar a capacidade ociosa da fábrica. Daniel Justo, CEO da Ford na América do Sul, confirmou que o SUV estava em estudos e negociações para ser produzido na Argentina, sem fornecer mais detalhes sobre o assunto.

2023-ford-everest-sport

O Ford Everest segue a tendência de SUVs baseados em picapes, como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer, compartilhando plataforma e outros componentes. Essa estratégia permite oferecer opções de motores variadas, como o 2.0 biturbo diesel de 210 cv e o 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv, diferenciando-se dos concorrentes que geralmente têm apenas uma opção de motor.

2023-ford-everest-sport (1)

A versão Titanium do Ford Everest oferece uma série de equipamentos e recursos, como câmera 360°, faróis de LED matrix e uma central multimídia de 12 polegadas com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de capacidade para sete passageiros.

A relação da Ford com o Brasil

A Ford tem uma longa e rica história no Brasil, marcando presença no país desde 1919. Ao longo dos anos, a empresa estabeleceu uma relação profunda com o consumidor brasileiro, tanto pela qualidade e inovação de seus veículos quanto pelo seu papel significativo no desenvolvimento industrial e econômico do país. A Ford foi responsável por trazer ao mercado brasileiro modelos icônicos que se tornaram parte do cotidiano e da cultura automobilística local. Apesar de enfrentar desafios e mudanças no cenário econômico, a marca continua a ser reconhecida pela sua capacidade de inovação e por um legado que transcende gerações, evidenciando sua importância não só como fabricante de automóveis, mas também como um elemento integrante da história e desenvolvimento do Brasil.