Após reunião por estádio, diretoria do Flamengo fica animada

Projeto de estádio do Flamengo (Foto: Reprodução)

Após uma reunião realizada na última quinta-feira (11), a Prefeitura do Rio de Janeiro deu o aval ao Flamengo para dar início à construção de seu próprio estádio. Além disso, durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à redução do valor do terreno do Gasômetro, pertencente ao Fundo Porto Maravilha, com a participação também da Caixa Econômica, responsável pela administração do espaço.

Um dos pontos centrais da discussão foi a possibilidade de transferência do “potencial construtivo” da sede do Flamengo na Gávea para o projeto do estádio no Gasômetro. Esse processo, mediado pela Transferência do Direito de Construir (TDC), permite que o potencial construtivo de um lote seja utilizado em outro local, vendido a outro proprietário ou doado ao poder público.

O deputado federal Pedro Paulo, presente na reunião, explicou que o Flamengo busca transferir não apenas o potencial construtivo da Gávea, mas também parte dele, juntamente com o potencial que poderia ser reduzido no terreno do Gasômetro, para o Fundo Porto Maravilha. Essa medida visa a transferência de áreas da cidade para o fundo, possibilitando investimentos em outras regiões urbanas.

Em relação à negociação financeira, o Flamengo planeja adquirir o terreno do Gasômetro por R$ 250 milhões, enquanto a Caixa Econômica tem expectativa de obter cerca de R$ 400 milhões. Nesse contexto, a utilização do TDC para transferir o potencial construtivo da Gávea para o Porto Maravilha poderia ajudar a atenuar o prejuízo e permitir investimentos em outras áreas da cidade.

Quando será o próximo jogo do Flamengo?

Em abril, o Flamengo enfrentará uma agenda repleta de desafios, competindo em três diferentes torneios. Sob o comando do técnico Tite, a equipe terá partidas pelo Campeonato Carioca, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Confira abaixo a agenda do Flamengo no mês de abril: