Ele priorizou o Flamengo mesmo tendo propostas de outros times

Marcos Braz já foi vice-presidente de futebol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Nesta segunda-feira (9), a sala de imprensa do CT Ninho do Urubu foi palco de mais uma apresentação de reforço: Gonzalo Plata. Como de praxe, dirigentes participaram da coletiva, e ao final da entrevista do jogador, tiveram a palavra.

Um dos dirigentes a se manifestar foi Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, que sempre dá um panorama a respeito das negociações pelo jogador em questão. Sobre Plata, o VP fez questão de deixar um agradecimento especial ao atacante por “escolher o Fla”.

Ele escolheu estar aqui no Flamengo. Claro que o Flamengo esteve forte nas negociações, mas quero deixar um agradecimento ao jogador. Você teve opção até melhor em outros lugares, mas escolheu o Flamengo. Isso é um caminho, um bom começo -, disse Marcos Braz, que prosseguiu:

Toda a dificuldade que o Al Sadd (QAT) colocou, a gente conseguiu passar por cima disso tudo. Parabéns e boa sorte para você. Que seja campeão aqui como foi em Portugal -, desejou o dirigente.

A declaração de Marcos Braz sobre Gonzalo Plata ter escolhido acertar o Flamengo foi, inclusive, reforçada pelo próprio jogador. O atacante confirmou que teve outras equipes interessadas em sua contratação, mas garantiu que desejava acertar com o Mengão.

É um dos maiores clubes. Havia outros times interessados, mas é muito difícil colocar na balança o que é Flamengo e o que são as outras equipes. Não pensei, desejei estar aqui, e fizeram o possível para isso -, contou Plata.

Para que o equatoriano pudesse defender o Manto Sagrado, o Flamengo precisou negociar com o Al-Saad, da Arábia Saudita, clube ao qual o jogador pertencia. As tratativas não foram fáceis, e o Fla teve que ter jogo de cintura para ceder à algumas exigências, mas também manter o que estipulou como ‘teto’ para a contratação.

Ao final, toda a negociação pelos direitos economômicos de Gonzalo Plata foi de 9,1 milhões de dólares, cerca de R$ 51,9 milhões. Além disso, o Al-Saad terá um lucro de 30% sobre uma futura venda do atacante pelo Flamengo.