Vale investir? 10 opções que podem substituir Gerson no Flamengo

Gerson em ação pelo Flamengo na partida contra o Bahia (Foto: Reprodução/Twitter/@GersonSantos08)

No dia 19 de julho de 2019, o Flamengo apresentou um dos primeiros reforços da Era Jorge Jesus. Formado no rival Fluminense, Gerson chegava ao Rubro-Negro depois de uma experiência abaixo do esperado na Europa e era adquirido por cerca de 11,5 milhões de euros para atuar com o Manto Sagrado. Quase dois anos depois, o sucesso foi tão estrondoso que o “Coringa” acabou negociado com o Olympique de Marselha por cerca de 20 milhões de euros e irá se despedir do clube nesta quarta-feira (23), contra o Fortaleza, no Maracanã.

Quando surgiu no Fluminense, Gerson atuava mais avançado. Seja como um meia ou como um ponta, o jovem jogador chamou a atenção dos times europeus e acabou negociado com a Roma na época. Ao chegar, não recebeu muitas chances e atuou em apenas 11 jogos. Na segunda temporada, foi mais utilizado e atuou em 31 oportunidades, mas não rendeu o esperado. Na temporada seguinte, acabou emprestado para a Fiorentina, onde teve a primeira experiência na posição que encantou o Brasil, mas foi afetado pelo desempenho ruim da “Viola” na tal temporada.

Leia também:

Ao chegar no Flamengo, Jorge Jesus seguiu a tendência e utilizou Gerson em sua posição original. Em sua segunda partida, o atleta foi utilizado como ponta direita na derrota para o Emelec nas oitavas de final da Copa Libertadores e teve um desempenho muito ruim, assim como toda a equipe. Ao longo dos treinos, o português encontrou a posição perfeita para o “Coringa”, que assim como a carta do baralho, se destaca pela versatilidade de funções e posições que pode desempenhar. Como segundo volante, atuando como um armador recuado, o brasileiro escreveu seu nome na história do clube.

Em um esquema tático de pressão, velocidade e intensidade alta como exigia Jorge Jesus, Gerson foi a peça central que fez tudo se encaixar. Com ótima qualidade de passe, visão de jogo, controle de bola e imposição física, o meia, agora mais recuado, foi o general do miolo central do campo.

Controlando as ações, a distribuição de jogo e o ritmo, o camisa 8 faz a transição defensiva com maestria, por ora acionando os alas, outrora abrindo o jogo buscando os pontas. Ninguém conseguiu sequer chegar perto da eficiência do “Coringa” no meio-campo rubro-negro.

O sucesso chamou a atenção de clubes europeus e de Jorge Sampaoli, que após duas temporadas no Brasil, aceitou o convite do Olympique de Marselha, deixou o país e quis levar um de seus melhores jogadores – e conseguiu. Agora, o Flamengo, que tem noção da dificuldade de encontrar um jogador com as características de Gerson no mercado, mapeia as opções possíveis para reforçar o setor, que já conta com ótimas opções em Thiago Maia e João Gomes, por exemplo.

Diversos nomes foram ventilados no Ninho do Urubu ao longo das últimas semanas, principalmente após a confirmação oficial da negociação entre Gerson e o clube francês. O último deles foi o brasileiro Thiago Mendes, volante do Lyon, que começou a ser monitorado pela diretoria do Flamengo.

Por isso, o site ‘Esporte News Mundo’ resolveu listar dez nomes que representam boas oportunidades de mercado e podem agregar valor importante ao setor do meio-campo do Flamengo para suprir a saída de Gerson.

Renato Augusto – Meia, 33 anos, Beijing Gouan-CHI

De todos os nomes disponíveis no mercado, Renato Augusto é, sem dúvidas, a maior e melhor oportunidade que a diretoria do Flamengo pode aproveitar. Sem conseguir voltar à China por conta das restrições, o meia, que é revelado nas categorias de base da Gávea, conversa com o Beijing Gouan para rescindir o seu contrato, que é válido até o final de dezembro. O meia está no Rio de Janeiro e treina para manter a preparação física enquanto aguarda por uma definição.

Em alto nível desde que deixou o Brasil ao ser negociado pelo Corinthians com o time chinês, Renato carrega muitas das características de Gerson. Controle de bola, capacidade de organização no meio-campo e a imposição física fazem com que o atleta de 33 anos seja uma ótima alternativa para suprir o camisa 8. Além disso, ele é identificado com o Flamengo e nunca deixou de admitir a vontade de retornar ao clube. Desde que deixou o clube em 2008 ao ser vendido para o Bayer Leverkusen, esta é a melhor oportunidade desde então para que a volta ao clube que o revelou aconteça.

Paulinho – Meia, 32 anos, sem clube

Outra oportunidade de mercado é o meia Paulinho, de 32 anos e que rescindiu seu contrato com o Guanghzou Evergrande por não conseguir retornar à China por conta das restrições sanitárias impostas pelo país. O vínculo já foi desfeito e o ex-jogador da Seleção Brasileira está livre no mercado para acertar com um novo time.

Um dos melhores box-to-box dos últimos tempos no futebol brasileiro, Paulinho é um jogador de muita imposição física e que sempre aparece como uma grande opção na área adversária, infiltrando como elemento surpresa. Além disso, possui grande passe, é rápido e possui uma capacidade defensiva até maior que a de Gerson. Logo, sem clube, seria uma ótima opção para o departamento de futebol rubro-negro analisar.

Arturo Vidal – Volante, 34 anos, Internazionale de Milão-ITA

O namoro entre Arturo Vidal e Flamengo já não é de hoje. O chileno já admitiu inúmeras vezes sua vontade de atuar pelo Rubro-Negro e, em baixa na Europa, deve deixar a Inter de Milão nesta janela de transferências. Com a idade avançada, cada vez mais se especula sobre um possível retorno do volante ao continente sul-americano, e talvez seja a oportunidade do clube carioca tomar atitude.

Assim como Paulinho, Arturo Vidal é um volante de imposição física e que consegue comandar o meio-campo com seu vigor físico. Com o avanço de sua idade, o chileno tem avançado cada vez menos ao ataque, mas ainda mostra um nível alto de futebol. No Brasil, sobraria com facilidade. Talvez seja hora do namoro virar casamento.

Pablo Galdames – Volante, 24 anos, Vélez Sarsfield

Contrariando os três primeiros nomes citados, trazemos um jovem muito promissor e de muita qualidade. O chileno Pablo Galdames, de apenas 24 anos, é um dos melhores jogadores da nova safra de jogadores do Chile e vem conquistando seu espaço na seleção. O atleta não chegou a um acordo sobre a renovação de contrato com o Vélez Sarsfield, onde era titular absoluto, e deixará o clube no final de junho.

Um volante técnico, de ótimo passe e grande leitura de jogo, Galdames pode qualificar ainda mais o controle do meio-campo do Flamengo. Sem tanta imposição física, o chileno é um talismã jovem e que podem render ótimos frutos ao Rubro-Negro no futuro, mesmo que para contratá-lo, o clube carioca deve enfrentar adversários europeus.

Thiago Mendes – Volante, 29 anos, Lyon-FRA

Uma das operações mais complicadas a serem citadas nesta lista é justamente o jogador que o Flamengo já está monitorando. O volante Thiago Mendes, do Lyon, é um dos nomes na mesa do departamento de futebol do clube carioca. No entanto, o clube francês não parece disposto a facilitar a vida do atleta, que foi um dos mais atuou na equipe ao longo da temporada.

Jogando um pouco mais recuado do que Gerson, Thiago é um construtor recuado que faz a transição direta entre defesa e meio-campo. Bom passe, boa visão de jogo e capacidade defensiva notória fazem do brasileiro uma boa tentativa do Flamengo para suprir a saída do camisa 8. O Rubro-Negro possui dois grandes trunfos na negociação: a proximidade entre o jogador e o técnico Rogério Ceni, que atuaram juntos nos tempos de São Paulo, e o futuro incerto do brasileiro. Afinal, sem treinador e com grandes atuações da dupla Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, pode sobrar para o experiente brasileiro uma nova oportunidade na carreira.

Fernandinho – Volante, 36 anos, Manchester City

Um dos maiores nomes da história do Manchester City, o volante Fernandinho está de saída do clube após uma trajetória de deixar inveja. Aos 36 anos de idade, o experiente brasileiro considera um retorno ao futebol brasileiro embora ainda tenha mercado na Europa. E com a imagem manchada devido as experiências na Seleção Brasileira, uma ida ao Flamengo pode ser ideal para um novo começo.

Jogador de altíssimo nível tanto defensivamente como na criação de jogadas, o experiente atleta foi um dos melhores jogadores a atuarem sob o comando de Pep Guardiola, segundo o mesmo. E isso já diz muito. Mesmo atuando como um primeiro volante, o brasileiro certamente está muito acima do nível do futebol brasileiro e resolveria muito dos problemas do setor defensivo do Flamengo.

Fernando – Volante, 33 anos, Sevilla-ESP

Uma das possibilidades de investimento relativamente baixo que o Flamengo pode realizar na próxima janela de transferência é o volante Fernando, que atua pelo Sevilla. Com apenas mais um ano de contrato e 33 anos de idade, rumores indicam que o brasileiro pode ser negociado ainda nesta janela de transferências e seu valor de mercado não é considerado muito alto.

Marcador imponente e de ótima presença física, Fernando também é agraciado pela capacidade de construir o jogo com a bola nos pés partindo da defesa, sendo versátil e também atuando mais avançado como segundo volante. Possui uma grande carreira construída na Europa e pode ver um retorno ao futebol brasileiro após 14 anos com bons olhos, principalmente para vestir a camisa do Flamengo.

Matheus Fernandes – Meia, 22 anos, Barcelona-ESP

Sempre atento a boas oportunidades de mercado, o Flamengo deveria considerar o nome do brasileiro Matheus Fernandes. Revelado pelo Botafogo, negociado ao Palmeiras e vendido ao Barcelona, o jovem meia foi pouco aproveitado no clube catalão e no Real Valladolid, onde atuou em apenas três jogos na temporada em que o time foi rebaixado. Inclusive, ele retorna ao Camp Nou do empréstimo, mas não irá permanecer e será novamente negociado. O Flamengo pode fisgar um jovem promissor, de custo relativamente baixo e sem mercado na Europa.

Matheus chamou atenção ao surgir no Botafogo pelo conjunto de qualidades que apresentou mesmo com pouca idade. Bom passe, bom controle de bola e uma ótima capacidade de criar jogadas, além de ser um jogador muito ágil e prestativo na marcação, Fernandes durou pouco no Brasil e logo foi negociado. Sem espaço, um empréstimo para o Flamengo pode ser útil para todos envolvidos e a possibilidade de gerar retorno técnico é alta.

Walace – Volante, 26 anos, Udinese-ITA

O torcedor rubro-negro que acompanha o noticiário do clube sabe que o volante Walace, da Udinese, tem seu nome ventilado como possível reforço do Flamengo há anos. Com a saída de Gerson, ao que tudo indica, a oportunidade perfeita para que a paquera dê em algo concreto chegou. A Udinese vive péssima fase no Campeonato Italiano e o valor de mercado do atleta gira em torno de 5 milhões de euros. Logo, a chance do clube carioca fazer um investimento de qualidade é real.

Alto, forte e inteligente, Walace se destaca por ser um construtor refinado e que comanda o meio-campo com facilidade. Com muitas características similares as de Gerson, o volante revelado pelo Grêmio traz todos os fatores que podem fazer com que o sistema do treinador Rogerio Ceni receba uma alternativa luxuosa e que entregue o valor técnico para manter a intensidade e o controle exercido contra os adversários.

Otávio – Volante, 27 anos, Bordeaux-FRA

Um dos líderes em desarmes das últimas duas temporadas na Ligue 1, da França, o brasileiro Otávio possui o futuro indefinido no Bordeaux. Isto se deve a ruptura do tendão de aquiles sofrida em janeiro, que tirou o jogador de grande parte da temporada e fez com que o clube fosse ao mercado para buscar reposição. Com mais um ano de contrato restante, o volante surge como uma opção no mercado.

Otávio chamou atenção no futebol brasileiro atuando pelo Athletico-PR e foi um dos grandes pilares do time paranaense enquanto atuou por lá. Muito bom defensivamente e com um passe refinado, o volante é mais uma opção no mercado europeu que pode trazer qualidade e segurança para Rogério Ceni.

Retirado de: Esporte News Mundo