Presidente aprova e goleiro do Flamengo pode rumar para a Europa

0
Gabriel Batista em ação pelo Flamengo contra o Bragantino no Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Reprodução/Twitter/@kffotografa)

Depois da tentativa de contratar Phelipe Megiolaro, do Grêmio, em junho, o Estoril Praia já tem outro nome na mira para vestir camisa 1 na próxima temporada: trata-se de Gabriel Batista que está emprestado pelo Flamengo ao Sampaio Corrêa.

O site ‘Torcedores’ apurou que o presidente do Estoril Praia, Alexandre Faria, vê o goleiro, revelado nas divisões de base do Flamengo, com o perfil ideal para assumir a meta ‘canarinha’ temporada 2022/2023.

O clube português, antes de mais nada, já fez uma sondagem inicial ao jogador de 24 anos. Cabe, agora, ao empresário do jogador, Jorge Moraes, da Bloom Soccer, avaliar os parâmetros econômicos oferecidos pelo Estoril Praia.

O Flamengo, por sua vez, aguarda a chegada de uma proposta oficial para acertar ou não a ida de Gabriel Batista para o futebol português. A negociação não irá render frutos financeiros aos cofres rubro-negros.


Ainda segundo apurou a reportagem, o Flamengo não irá dificultar o desligamento de Gabriel Batista. Tanto que o clube projeta manter 20% dos direitos econômicos do atleta visando em uma negociação futura.

De acordo com fontes próximas à negociação, o estafe do jogador, inclusive, vê com bons olhos uma transferência para o futebol europeu. Vale ressaltar que no ano passado o arqueiro chegou a ter um acordo verbal com o Paços de Ferreira.

No entanto, as conversas não foram à diante porque Rogério Ceni, então técnico rubro-negro, não deu sinal verde para sua liberação. Na época, Diego Alves estava entregue ao departamento médico e Hugo Souza não atravessava bom momento.

A temporada de Gabriel Batista

Contratado em janeiro, Gabriel Batista chegou com status de titular ao Sampaio Corrêa. Indicado pelo técnico João Brigatti, ele teve começo arrasador no clube maranhense. Posteriormente, saiu da meta do Tricolor de Aço logo após a contratação de Léo Condé.

Mais tarde, Gabriel Batista retornou à titularidade no confronto contra a Chapecoense pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, não voltou mais para o banco de reservas e enfrentou o Ituano, Vasco, Londrina, Sport Recife, Tombense e Brusque.

Nesta temporada, por exemplo, ele disputou 11 partidas pelo clube: sete na Série B do Campeonato Brasileiro, três na Copa do Nordeste e uma no Campeonato Maranhense. Nesse ínterim, sofreu 15 gols, acumulou 990 minutos em campo e venceu o Estadual.

Os números pelo Flamengo

Promovido ao elenco profissional em 2017, Gabriel Batista disputou 27 partidas oficiais pelo Flamengo: duas na Copa Libertadores da América, nove na Série A do Campeonato Brasileiro, duas na Copa do Brasil e 14 no Campeonato Carioca.

Apesar disso, o arqueiro nunca conseguiu conquistar a confiança da torcida rubro-negra por causa da insegurança e, principalmente, da falta de regularidade quando era escalado entre os 11 iniciais.

Nesse meio tempo, integrou o elenco que venceu a Recopa Sul-Americana (2020), a Copa Libertadores da América (2019), a Supercopa do Brasil (2021 e 2020), a Série A do Campeonato Brasileiro (2019 e 2020) e o Campeonato Carioca (2017, 2019, 2020 e 2021).