Veja os detalhes do futuro do lateral Rodinei, do Flamengo

Rodinei em jogo do Flamengo contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Apesar do fim de ano marcado pelos gritos de “Fica, Rodinei”, o lateral está próximo de definir seu novo destino e deixar oficialmente o Flamengo, clube que mais defendeu durante a carreira profissional. Recebeu uma proposta do Olympiacos, da Grécia, e se vê perto de realizar o sonho de jogar na Europa.

A oferta dos gregos foi noticiada primeiramente pelo jornal “O Dia”. Apesar de o Olympiacos estar na “pole position” no momento, Rodinei e seu staff ainda avaliam outras possibilidades. O atleta de 30 anos valorizou-se muito em sua melhor temporada da carreira.

Leia também:

Recentemente recebeu investidas de Atlético-MG, Grêmio e Botafogo. Mas as possibilidades não se restringem aos grandes do Brasil. Em novembro, o diário argentino Olé noticiou o interesse do River Plate. No início da temporada, os norte-americanos do Charlotte FC fizeram proposta. Houve também sondagem do mercado asiático nos últimos meses.

Apesar da identificação criada e do carinho que Rodinei tem pelo Flamengo, a decisão por mudança de ares foi tomada após a disputa do Campeonato Carioca. Houve forte apelo por parte da torcida pela permanência, sobretudo após o crescimento a partir da chegada de Dorival Júnior, porém as partes não voltaram atrás.

Decisivo nas finais e pré-selecionado por Tite em 2022

No clube desde 2016 – com um ano fora em empréstimo ao Internacional -, Rodinei já havia conquistado títulos pelo Flamengo, mas nunca com tanto destaque. Fez o gol que garantiu o Carioca de 2017 e participou das campanhas da Libertadores e do Brasileiro de 2019.

Em 2022, foi diferente. Depois de receber elogios de Paulo Sousa, teve período de oscilação, perdeu a vaga no início do Brasileiro, mas se firmou com Dorival Júnior. Tornou-se uma das principais armas ofensivas do Flamengo e apareceu com destaque nos jogos que deram ao clube o tetra da Copa do Brasil e o tri da Libertadores.

Na decisão com o Corinthians bateu o pênalti decisivo que garantiu a vitória após dois empates (0 a 0 e 1 a 1). Diante do Athletico-PR, fez ótima tabela com Everton Ribeiro, que cruzou para Gabigol decretar o título.

O bom futebol que o fez ganhar a confiança de Dorival Júnior, David Luiz e o carinho de Vidal, que passou a chamá-lo de “avión”, proporcionou voos mais altos. Acabou incluído por Tite na pré-lista com 55 nomes para a Copa do Mundo que está sendo realizada no Catar.

No gol mais bonito do Flamengo na temporada, Rodinei apareceu ao fundo e cruzou na medida para Pedro emendar bicicleta contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Na mesma competição, porém na fase anterior, deu assistência para Lázaro deixar o Rubro-Negro vivo na disputa contra outro Atlético, o de Minas.

Pedido de Gabigol

Nas festas realizadas no Brasil para comemorar a Libertadores, tanto em evento fechado quanto no Centro do Rio, Gabigol puxou por inúmeras vezes o grito de “Fica, Rodinei”. João Gomes, Thiago Maia e outros jogadores também pediram a permanência do camisa 22 em outras oportunidades.

Embora a decisão já estivesse tomada, Rodinei evitou confirmá-la durante os últimos meses para que a saída fosse conduzida da melhor maneira possível.

Números gerais

Com contrato a vencer em 31 de dezembro, Rodinei disputou 229 jogos com a camisa do Flamengo, marcou nove gols e deu 17 assistências (em partidas oficiais, segundo o site “Ogol”). Foi campeão carioca em 2017 e 2019, ganhou um Brasileiro, uma Copa do Brasil e duas Libertadores.

Querido pelo grupo e por vários funcionários, Rodinei deixará o Flamengo após quase sete anos de Rio de Janeiro e muito provavelmente viverá sua primeira experiência internacional. Embora avalie propostas, o sonho da Europa, a possibilidade de uma valorização financeira importante e o bom relacionamento de seu empresário, Ricardo Scheidt, com o Olympiacos o aproximam da Grécia.

Rodinei fica. Não no Flamengo como profissional, mas com seu nome gravado em importantes conquistas e principalmente em um dos anos mais vitoriosos da história do clube.

Retirado de: Globo Esporte