Fernando no Flamengo? Marcos Braz se manifesta

Marcos Braz no gramado do Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O repórter Venê Casagrande, do jornal O Dia, postou em sua rede social que o Flamengo “tentou, na última janela de transferência, a contratação de Fernando, do Antalyaspor (Turquia)”. Segundo o jornalista, “reuniões aconteceram no Rio, e o Fla estava disposto a pagar a multa de 1,5 milhão”. Ele acrescentou que o “jogador segue no radar”.

A postagem revoltou muitos rubro-negros. Não por acaso. Fernando foi quem contratou Robson Oliveira como motorista. O brasileiro ficou preso na Rússia por dois anos ao ser detido em março de 2019 após desembarcar com medicamento permitido no Brasil, mas proibidos naquele país. Ele o transportava a pedido da família do atleta, para o sogro do volante.

Fernando se transferiu do Spartak Mostou para o Beijing Guoan enquanto o motorista estava detido em solo russo. Robson ficou no país enquanto a família do jogador revelado pelo Grêmio se mudava para a China. Ele trocou de clube mais uma vez no início de 2022, quando chegou ao Antalyaspor.

Diante da revolta de tantos rubro-negros com a postagem, o blog procurou a diretoria do clube para questionar se o Flamengo de fato pensou em contratar Fernando, sendo que Robson, que torce pelo clube carioca, foi até recebido no CT quando obteve a liberdade. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, respondeu que o atleta foi apenas oferecido. Abaixo as perguntas e respostas.

O Flamengo tentou a contratação do volante Fernando, atualmente no Antalyaspor?

O jogador foi oferecido há mais ou menos um mês ou dois meses por um intermediário.

E qual a resposta do Flamengo?

Se fosse positiva ele estaria aqui. Fernando não está em nosso radar. Foi oferecido quando estávamos envolvidos com vários problemas, inclusive a situação do Vitor Pereira. Nem sei se esse intermediário estava autorizado a negociar o jogador. Já naquele momento quem estávamos tentando para a posição era o (Mateus) Uribe (colombiano do Porto). Fizemos proposta ao empresário, mas ainda está difícil a contratação, até pela grande concorrência de clubes europeus que têm interesse nele.

O clube rejeitou Fernando devido ao problema de conhecimento geral?

Sim, inclusive recebi o motorista aqui no CT, conheço bem a história. Mas são oferecidos 150 jogadores na janela, por posição, isso nunca foi adiante.

Seria absurdo o Flamengo sequer admitir a possibilidade de tal contratação. Ainda mais depois do pesadelo que Robson enfrentou ao desembarcar em Moscou após a primeira viagem de avião de sua vida. Uma das mais absurdas e tristes histórias de abandono e desprezo pelo ser humano que se tem notícia em anos. O Flamengo afirma que jamais se interessou em contar com ele. Resta saber se algum clube brasileiro o fará no futuro, apesar do passado.

Retirado de: UOL – Mauro Cezar Pereira