Diego Alves, David Luiz, Rodinei, Filipe Luís, Ayrton Lucas, Andreas Pereira, Diego Ribas e Vitinho: 8 jogadores do Flamengo estão em final de contrato

David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A próxima janela de transferências irá começar apenas no dia 18 de julho, todavia, nos bastidores do Flamengo, a diretoria já está se movimentando. As negociações visam saídas e chegadas de vários jogadores. Além destes dois assuntos, outra tema que está em pauta são as renovações. E conforme citado no título desta matéria, o clube terá que definir o futuro de 8 atletas, afinal, todos estão próximos de ficar sem contrato.

A situação mais urgente fica por conta de Andreas Pereira. O jogador foi emprestado pelo Manchester United até o final do mês de junho. Ou seja, há menos de duas semanas para assegurar (ou não), a sua compra em definitivo. Inicialmente, o Flamengo tentou ampliar o seu empréstimo, mas time inglês não aprovou e deixou claro que Andreas só permanecerá no Fla se for adquirido.

Além de Andreas, Ayrton Lucas também está emprestado. Pelo empréstimo do lateral, o Flamengo pagou R$ 3,8 milhões ao Spartak Moscou. O clube russo, por sua vez, aceitou firmar um contrato com o Mengão com passe fixado. Isto é, se a diretoria do Flamengo quiser comprar Ayrton no final deste ano (quando acaba o empréstimo), terá que pagar cerca de 40 milhões de reais.

Ainda sobre a lateral-esquerda, Filipe Luís também possuí contrato apenas até o final da atual temporada. Inclusive, a sua situação pode impactar na compra de Ayrton Lucas. Nascido em 1985, ele terminará este ano com 37 anos de idade. Ou seja, é possível que ele não renove por conta de questões físicas. Inclusive, o próprio jogador já falou publicamente que ele gostaria de exercer a função de treinador no futuro. Desta forma, há uma possibilidade de que ele permaneça no Fla, mas como técnico das categorias de base, por exemplo.

Assim como Filipe Luís, Diego Alves e Diego Ribas também fazem parte da geração de 85. A situação da dupla é um pouco mais minuciosa. De um lado, eles não possuem tanto espaço como nas temporadas passadas. Do outro lado, clubes de mercados alternativos, como os Estados Unidos possuem interesse neles. A grande vantagem da MLS (principal liga dos EUA) se dá pelo baixo número de jogos. Em média o Flamengo costuma jogar 70 jogos por ano. Nos Estados Unidos a média fica entre 34 e 37 jogos, ou seja, praticamente a metade.

Já sobre Rodinei a diretoria do Flamengo quer renovar com o jogador. Porém, por um prazo curto. Apesar de não ser titular do rubro-negro, os mandatários flamenguistas entendem que ele ainda possuí um bom espaço no futebol brasileiro. Ou seja, uma possível negociação para o exterior não está descartada, mas reforçar algum rival no mercado interno não é uma situação vista com bons olhos.

Já Vitinho e David Luiz, a situação não é tão simples. Isso porque, o zagueiro ainda não conseguiu engatar uma grande sequencia devido a lesões. Dito isso, os próximos meses serão decisivos para definir se ele irá permanecer ou não. Em relação a Vitinho, ele não está lesionado, muito pelo contrário, ele foi relacionado e está a disposição de Dorival Junior. Entretanto, a lesão de Bruno Henrique pode afetar diretamente na sua permanência.